Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O que é um Hospital?

Vindo um cidadão numa qualquer estrada e acontecendo um acidente ou doença súbita graves é natural que siga as primeiras sinalizações indicando "Hospital".
E é também natural que a essas indicações correspondam a estabelecimentos de saúde com urgências organizadas e permanentes, com equipa médica multidisciplinar experiente - cardiologistas, ortopedistas, anestesistas, internistas, etc. -, meios de emergência - transfusões, análises clínicas, imagiologia, desfibrilhadores, salas de cirurgia operacionais, etc. - e infraestruturas adequadas.
Nunca poderá acontecer num país civilizado, por exemplo, chegar a um casebre assombrado com um médico indiferenciado sonolento após intermináveis turnos, um enfermeiro recém-formada ganhando 2€ por hora, sem presença de radiologia, sem sangue, sem análises...


Que critérios usam as "Estradas de Portugal", as concessionárias das auto-estradas para a aposição deste tipo de informações críticas, em que medida intervém as autoridades de saúde?

Se considera que este é um tema importante para a saúde e segurança das populações questione os responsáveis, por exemplo aqui, aqui ou aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário