Parece-me bem, sobretudo num país onde o acto farmacêutico não é valorizado por ninguém, nem sequer pelas autoridades de saúde (estive esta semana num evento onde o Presidente do Infarmed defendeu que desde que medicamentos não sujeitos a receitas médica estivessem bem conservados, sob supervisão de um farmacêutico ou técnico de farmácia, podem perfeitamente ser dispensados e aconselhados pela menina que vende cebolas num supermercado, como aqui).
Também me pareceria bem que, em coerência, a OF defendesse o mesmo nas farmácias portuguesas, demonstrando não funcionar apenas como correia de transmissão das associações patronais.
[A notícia citada é de 25/11/2008, mantendo-se no entanto actual o sentido do texto]
Mas afinal, como se auto-sustenta a OF? Se 1/3 das farmácias estão em insolvência. Se 1/3 das farmácias pertencem a grupos empresariais. Será o restante 1/3 a aguentar com uma OF, habituada a viver sem controlo?
ResponderEliminarDepois, para que serve a OF?
Finalmente, que é feito do ex-candidato a Edil de Cascais? Ainda é vivo?
Concordo. O aconselhamento farmacoterapêutico deveria ser feito por pessoal qualificado da saúde 24, nomeadamente, enfermeiros. Afinal, são eles que gerem a medicação do doente, preparam, administram, avaliam os seus efeitos clinicos e nefastos, prescrevem nao oficialmente etc.. Os farmacêuticos têem um conhecimento teorico, porque nao o aplicam no dia a dia como os enfermeiros.
ResponderEliminarDepois de nas grandes e pequenas superfícies o aconselhamento de medicamentos ditos erradamente "de venda livre" ser feito por amadores sem conhecimento real do que estão a dispensar, já nada me espanta.
ResponderEliminarRecuperar os valores da boa farmácia, confiável, com ética, honesta e de serviço publico não será viável nos tempos do " venha a nós o lucro a todo o CUSTO , e a vida são dois dias."
Altos exemplos dos eleitos ...
Zé de Olhão
_A propósito : essa do pobô só atrapalha e inibe quem não tem gosto por charadas._
"em caso de dúvidas aconselhe-se com o seu farmacêutico."
ResponderEliminarRetirado de um produto na página da Wells
Quem quer concorrer ao Prémio João Cordeiro ?
ResponderEliminarhttp://www.premiojoaocordeiro.pt/
Deixem-me Rir.
Sr. Doutor Peliteiro:
ResponderEliminarContinuam as charadas e truques manhosos para poder fazer alguns comentários pertinentes no seu blog.
Ainda não reparou que está quase sem comentários?
Provavelmente é de propósito, mas não lhe gabo o gosto.
Não vejo obstáculo algum aos comentários.
ResponderEliminarNão tenho qualquer moderação ou limite aos comentários. Esta imagem de "Não sou um robô" não é iniciativa minha e não sei retirá-la.
ResponderEliminar