<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Farmacêuticos por atacado 

Portugal produz farmacêuticos suficientes para toda a Europa. Claramente em número muito acima das necessidades e com qualidade muito abaixo das necessidades. Agora, como nota Helena Matos, este fantástico mundo das universidades portuguesas tenta deslocalizar até para França.

Peliteiro,   às  09:35
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Medicamento pode custar menos que pastilha elástica 

O Dr. Fernando Monteiro, boticário e "cidadão de província" que admiro, desenvolveu uma iniciativa "deliciosa" e muito inteligente:

«Para atestar o “iminente colapso das farmácias” em Portugal, um “humilde” farmacêutico de Guimarães decidiu mandar para várias entidades — Presidente da República, primeiro-ministro e membros da troika incluídos — a prova de que um medicamento para o colesterol pode actualmente custar “menos 38%” do que uma trivial pastilha elástica.
(...)
“Como é que isto é possível sabendo que, ao contrário das pastilhas elásticas, os medicamentos exigem longos anos de desenvolvimento, ensaios clínicos, ensaios de efeitos secundários, das contra-indicações, recursos humanos com formação superior para a sua dispensa e aconselhamento, logística controlada, farmácias de serviço permanente abertas 24h/dia, 365 dias/ano, etc.?”
 “E se a sua farmácia tivesse optado por mudar de ramo e vender pastilhas elásticas, onde é que V. Exa. iria procurar o seu medicamento?"
(...)
“Dos 95 medicamentos que pedi, só me foram fornecidos 20% [os restantes aparecem nas facturas como “esgotados” ou “em falta”]. Fantástico! Se fosse V. Exa. ou alguém que lhe seja próximo que necessitasse de um destes medicamentos em ruptura de stock, como é que se sentiria ao não encontrar o medicamento na sua farmácia?”»


Peliteiro,   às  10:52
19  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Farmacêutico Nuno Taveira ganha Prémio Pfizer 

Um trabalho que está prestes a testar uma vacina contra o HIV-1 ganhou o Prémio Pfizer Investigação 2012,
promovido pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa

Etiquetas:


Peliteiro,   às  10:42
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ouve-se que o nosso Governo também pondera "nacionalizar": 

Sanidad planea una reforma del sistema farmacéutico valenciano que supondría que los hospitales y los centros de salud dispensaran directamente las medicinas más recetadas por el sistema público de salud.

Peliteiro,   às  19:16
20  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cordeiro recua 

A história ajuda-nos sempre, já negociei muitos milhões com a Indústria Farmacêutica e sabia que eram um osso duro de roer:

«Era a última táctica da luta da ANF contra a crise do sector mas ficou sem efeito

Peliteiro,   às  23:26
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fingindo que somos sérios 

Todos, profissionais e leigos, sabemos do problema das resistências aos antibióticos, mas como, ano após ano, nada de relevante acontece, repito apenas o que já escrevi há uns anos atrás:

O problema do consumo exagerado e desnecessário dos antibióticos é complexo porque as responsabilidades são transversais:
a) A pressão do doente, que exige porque "isto já não vai lá sem um antibiótico";
b) O Infarmed e a DGS que não fiscalizam e tudo permitem, criando um sentimento de, real, impunidade;
c) A indústria farmacêutica que, naturalmente, vendem os seus produtos através de um batalhão de vendedores de luxo, os delegados de propaganda médica;
d) Os farmacêuticos que pensam apenas nas férias nas Maldivas e os médicos a quem só interessa o casamento faustoso da quinolona da filha

Peliteiro,   às  11:15
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lista D, ESEQ 

Este blogue apoia a Lista D, concorrente à Associação de estudantes da Escola secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim. Amanhã, pelas 19h, não deixe de ouvir na Rádio Onda Viva, o debate com as listas adversárias, onde participarão o futuro Presidente, João Peliteiro Coutinho, e Tesoureiro, Miguel Sampaio Peliteiro .


____________________________________________________________________________________________

Adenda, o vídeo do debate:

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:35
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Se lhe falta um medicamento 



Peliteiro,   às  23:31
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

de pé 

Vale a pena ler o exercício de vate do Pedro Arroja:

«O regime de vida que temos vai-se desmoronar, na economia, na política, na justiça, nas instituições da vida social. O meu propósito neste post é o de inquirir o que é que ficará de pé, e a partir do qual nós vamos ter de reconstruir tudo de novo.
De uma maneira geral, ficará de pé tudo aquilo que é tradição portuguesa, o resto são escombros. Naturalmente, mesmo as tradições que ficarão de pé ficarão bastante combalidas.
  • Justiça. Ficará de pé a Polícia Judiciária. O resto será feito em escombros, a começar pelo ministério público e a corporação da advocacia.
  • Educação. Continuaremos a ter uma boa educação aos níveis primário e secundário. Já as universidades, serão parcialmente feitas em escombros, especialmente as privadas.
  • Saúde. Temos também uma boa tradição neste sector. Muita coisa vai ser demolida, mas os portugueses podem contar que nos tempos que estão para vir, ninguém morrerá ou sofrerá indevidamente por falta de cuidados de saúde. (para desgosto do Joaquim, estou convencido que a ADSE será extinta).
  • Economia informal. Já está de novo em crescimento, e representará outra vez a maneira tradicional de muitos portugueses conseguirem sobreviver, já que a economia formal, com o desemprego a subir em flecha, é cada vez mais escombros.
  • Fiscalidade. O actual sistema fiscal vai ruir, especialmente na parte que diz respeito aos impostos directos. Ficam os impostos indirectos como receita fiscal quase única do Estado.
  • Administração Pública. O número de empregados do Estado vai diminuir drasticamente. Porém, nós temos uma tradição de administração pública e nenhum serviço que o Estado fornece à população, daqueles que tradicionalmente são os mais importantes, deixará de continuar a ser fornecido.
  • Instituições Políticas. Vai ser o descalabro, a primeira a ser visada é o Parlamento e a Democracia sairá enormemente chamuscada para as próximas décadas.
  • Emigração. Esta é uma tradição nacional. Vai continuar a aumentar especialmente para o Brasil e África.
  • União Europeia. Esta não é nenhuma tradição nacional. Cada vez que nos envolvemos com os países do norte da Europa viemos de lá sem fazenda e frequentemente sem vida (a frase não é minha). Os laços com a União Europeia sairão drasticamente enfraquecidos.
  • Comunidade. Sairá reforçado o sentimento de comunidade entre os portugueses. Religião: Os portugueses voltarão outra vez a ser mais católicos.
  • Segurança Social. Os subsídios de desemprego vão diminuir drasticamente, bem como o período em que eles são pagos, e o mesmo acontecerá com outros subsídios de natureza social, alguns serão mesmo extintos. Quanto a pensões de reforma da Segurança Social, prepare-se para o pior.
  • Outras instituições. Instituições como a ASAE, as fundações que dependem do Estado, os Observatórios disto e daquilo, tudo isso será prontamente extinto.
  • Empresas e bancos. A empresa familiar e a pequena sociedade por quotas ganharão de novo importância, em prejuízo das grandes empresas e das sociedades anónimas, que, em parte, já estão a ser feitas em escombros. O mesmo com a banca, os grandes bancos estão a ser feitos em escombros, e ressurgirá uma banca pequena e de proximidade, altamente pessoalizada.»

Peliteiro,   às  18:18
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Dia mundial da diabetes

Peliteiro,   às  11:11
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Faça a sua proposta de Orçamento do Estado 

Aqui

Peliteiro,   às  13:43
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Apito encarnado 

Vale e Azevedo já foi detido.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:39
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Bem-vinda Doutora Merkel! 

A culpa é sempre dos outros. Em vez de condenar os políticos que nos arrastaram para a lamentável situação em que nos encontramos, os portugueses preferem dispersar atenções e, escudados num nacionalismo bacoco, responsabilizar entidades mais ou menos abstractas como "os banqueiros", a "troika", ou a Chanceler Alemã.
Eu, agradeço toda o apoio que a Alemanha tem dado ao meu país, viciado em dívida, e espero que o capital alemão, como na Autoeuropa e na Continental, não nos abandone.


Peliteiro,   às  08:57
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 11 de novembro de 2012

ANoF 

A invasão explícita das listas da Ordem dos Farmacêuticos pelos homens da ANF pode ser um erro grave, a ser verdade, por três ordens de razão:
  • A primeira, eleitoral, pela reacção de voto em equipas alternativas por parte de grupos profissionais que nada têm a ver com a farmácia - como sejam aqueles das análises clínicas, da indústria farmacêutica, da investigação, do ensino, etc. - , mas também dos farmacêuticos que trabalham em farmácia sendo empregados e até dos próprios proprietários não alinhados com as políticas actuais da ANF (30%?).
  • A segunda, política, porque caso vençam a OF e a ANF serão encaradas como uma só, perdendo a classe farmacêutica representatividade junto dos diferentes poderes, limitando-se a OF a ser vista apenas como um eco da poderosa ANF.
  • A terceira, intestina, menos óbvia, representa um afunilar de posições, um calar de divergências, uma cultura de paus mandados, que pode ser muito confortável de início mas que a prazo nunca dá bons resultados.

Peliteiro,   às  22:01
17  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Passar entre os pandeiretas peticionários 

De Helena Matos, com quem geralmente concordo:

«Presumo que Isabel Jonet deve estar a ser aconselhada explicar-se, pedir desculpas, fazer um desmentido… Enfim, o costume. Teve azar: os pandeiretas deram por ela. Como vêem muita televisão descobriram o que disse Isabel Jonet. (Uma das vantagens de viver em arquivos é que nunca se vê um pandeireta: investigam pouco e os raros que por lá passam têm de falar baixinho). Claro que aquilo que Isabel Jonet disse não tem nada de novo mas os pandeiretas que da realidade só lhes interessa o diz que disse das televisões e redes sociais ficaram indignados. E um pandeireta indignado twitta logo para outros pandeiretas e todos todos unidos fazem um caso. E aí o objecto da indignação dos pandeiretas vive uns dias de verdadeiro inferno. Parece não haver na terra uma pessoa tão iníqua quanto aquela que tanto indignou os pandeiretas. Todos se sentem obrigados a criticar essa pessoa. Das televisões e rádios pedem depoimentos sobre o assunto. Aqueles que pensam exactamente o mesmo que o alvo da fúria dos pandeiretas calam-se bem calados não vão os pandeiretas virar-se contra eles. Deixá-los por conta daquela vítima que enquanto pregam para aquele lado deixam uma pessoa em sossego! E assim neste medinho que inspiram os pandeiretas vão reforçando a sua estratégia. Porque de cada vez que se mobilizam reforçam-se: os alvos ficam reduzidos a fanicos e aqueles que estão à volta interrogam-se sobre quem será o próximo a ficar na berlinda. Também valha a verdade que é coisa que dura pouco tempo: mais ou menos uma semana e lá vão eles com as pandeiretas para outro lado. Para a semana que vem têm Merkel e também podem voltar àqueles pretéritos assuntos que lhes foram tão caros quanto as alterações climáticas, Guantanamo, ou o muro na faixa de Gaza»

Peliteiro,   às  13:38
14  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Seria bom para o mundo 

Dave Weaver for The New York Times

Mitt Romney

Etiquetas:


Peliteiro,   às  00:06
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 4 de novembro de 2012

Governo quer inverter «a situação séria e grave» das farmácias 

«A situação é séria e grave, houve da parte do Governo alguma negação da situação durante muitos meses", disse Maurício Barbosa acrescentando que "o Ministério da Saúde reconhece a gravidade da situação e já mostra sinais de disponibilidade para reverter esta situação muito negativa.»

Etiquetas:


Peliteiro,   às  21:33
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 3 de novembro de 2012

A mais antiga associação de estudantes de Portugal 

Parabéns AAC!
 
 


Peliteiro,   às  16:59
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

As vacinas do ministro 

A ler, Mário Dias Ramos no jornal i:
«(...) Foi lá a primeira vez e disseram-lhe “olhe que isto não é assim, tio Joaquim, isto não é chegar aqui e venha a vacina… primeiro tem de marcar a sua vez”
(...) “Olhe ti Jaquim ainda não temos as vacinazinhas… Venha cá pró mês que vem.”
(...) “Ó ti Jaquim, nós já lhe telefonámos a dizer que não viesse pois a enfermeira diz que as vacinas se esgotaram?!”»

Peliteiro,   às  19:33
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022      março 2024     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.