<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 29 de maio de 2012

Antes e depois de uma auditoria 

Antes e depois de uma auditoria interna, mas com um auditor recomendado.






Publicidade; imagens recebidas por mail.


Peliteiro,   às  23:53
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 27 de maio de 2012

Quality and Patient Safety 

Excelente o "2.º Congresso internacional de qualidade em saúde e segurança do doente".
Num encontro cuja organização é completamente alheia à classe farmacêutica, aos seus interesses e vaidades, os medicamentos tomaram um lugar central nas discussões e o brilho de alguns colegas foi natural e espontâneo: por exemplo Mara Guerreiro dirigiu um impecável curso sobre incidentes com medicamentos, onde teve oportunidade de comprovar que os farmacêuticos são os profissionais de saúde que melhor detectam reacções adversas medicamentosas e Olímpia Fonseca demonstrou como uma farmácia de um hospital de província, Covilhã, pode adoptar práticas ao nível do que melhor se faz no mundo.
No fim, numa mesa presidida por Hipólito de Aguiar, foi bom ouvir o pai da medicina baseada na evidência, Vaz Carneiro a escandalizar-se por a validação terapêutica pelo farmacêutico hospitalar não impedir a consumação da prescrição médica potencialmente errada, a surpreender-se por a reconciliação terapêutica na alta hospitalar não ser efectuada em todas as farmácias hospitalares do país e, por fim, a reconhecer ser uma evidência que "os farmacêuticos sabem muito mais de medicamentos que os médicos".

Peliteiro,   às  23:46
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Brasil à frente 

A imagem que temos das farmácias no Brasil é a drogaria que vende chinelas, chiclas e medicamentos. Pois bem, a Anvisa tem vindo a fazer um trabalho que faz corar de vergonha o mofento Infarmed e agora «Dilma Roussef vetou um diploma que autorizava a venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica fora das farmácias, posição justificada com as dificuldades que poderiam ser criadas no controlo sobre a comercialização destes medicamentos e, além disso, “poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, o que seria prejudicial à saúde pública”».
A sobranceria europeia cada vez é mais absurda.

Peliteiro,   às  23:08
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trenguices 

Deixa-me rir: Infarmed - Alterações ao sistema de notificação de ruturas de stock

Peliteiro,   às  21:46
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Complexo hospitalar vai empregar 900 pessoas 

Nos tempos que correm é preciso coragem: «O investimento nesta unidade de saúde, "que está a ser edificada com materiais e equipamentos de excelência, ronda os 90 milhões de euros", sendo que, até agora, "já foram investidos 36 milhões, integralmente financiados com capitais próprios". A unidade vai ainda criar "862 postos de trabalho", de onde se incluem "139 médicos e farmacêuticos e ainda 229 enfermeiros". Manuel Agonia, apesar da idade, em grande forma!

Peliteiro,   às  21:41
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

DCI 

Um bocadinho arredado, como ficou a questão da portaria da prescrição por DCI? É para valer ou, à portuguesa, é só para fingir? Digam coisas.

Peliteiro,   às  22:53
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Luanda 

Algumas fotos de Luanda (onde se pode fotografar, claro):


Peliteiro,   às  00:47
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 20 de maio de 2012

A minha capa a adejar pela Briosa 





Peliteiro,   às  19:05
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Portugal cabia cá todo 

Em Angola.

Peliteiro,   às  15:07
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cresci-mente 

Portugal vai dar cartas no turismo de saúde

O Presidente da AEP disse que o desenvolvimento do projeto Healthy'n Portugal pode "contribuir para o crescimento do PIB em dois pontos percentuais e reforçar a posição de Portugal no mercado turístico, contribuindo para o objetivo de se atingirem, em 2015, 20 milhões de turistas e um peso relativo de 15 por centro do PIB" nacional.

Admiro a serenidade desta gente que consegue dizer estas tretas sem se rebolar a rir.
Volta e meia temos uns delírios de grandeza, como por exemplo quando deitamos 5 milhões de euros ao lixo em investigação clínica e que nunca mais se ouviu falar.

 Nós não teremos sucesso no turismo de saúde porque 1) os nossos honorários médicos são exorbitantes (qualquer cirurgião português de 70 anos, tremendo das mãos e com cataratas, ganha bastante mais do que um bom cirurgião, por exemplo, da França ou de Itália); 2) os nossos hospitais são ineficientes (qualquer hospital português, público ou privado, gerido por bois dos partidos e dos interesses, tem um uma capacidade de gestão muito inferior ao de um hospital com uma curva de experiência consolidada, por exemplo, do Sul ou das ilhas de Espanha); 3) os nossos blocos operatórios não dão confiança aos médicos assistentes dos países emissores de turistas da saúde (concretamente os ingleses que preferem médicos lá formados e certificações de qualidade UKAS, por exemplo, na Índia).
Resumindo, não somos competitivos - nem seremos tão cedo, em 2015 de certeza que não - e isto, aparentemente, é uma grande intentona procurando sugar mais dinheiros públicos, dinheiros nossos. Deve ser isto a que os socialistas chamam políticas de crescimento.

Peliteiro,   às  00:13
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Soares, o caloteiro 

Mário Soares esqueceu-se que mandando embora a Toika amanhã poderia não haver dinheiro para pagar os seus bois, que vivem pendurados no Estado. Nem para ele.

Peliteiro,   às  23:52
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quem quer saber?... 

Há estudos dizendo que 3/4 das decisões clínicas - incluindo as caras - têm em consideração os resultados das análises clínicas.
Os laboratórios de análises clínicas sofrem quebras de 30% na facturação. Já não viviam muito desafogados e o Estado paga com meses de atraso.
Num país onde não há fiscalização e ainda menos responsabilização - ninguém sabe ao certo quantos são os laboratórios e muito menos os postos de colheita, nem se sabe bem quem são os donos de muitos deles - é de esperar o quê?

Peliteiro,   às  22:42
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Não se governam nem deixam governar 

Grécia: coligação "é impossível".

Peliteiro,   às  21:45
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 6 de maio de 2012

A sustentabilidade das farmácias e o medo dos medicamentos caros 

No Público de hoje, Francisco Batel Marques e José Aranda da Silva, muito bem:

«Os decisores políticos devem saber que ou assumem a remuneração sustentável das farmácias e dos farmacêuticos, assumindo, simultaneamente, que o preço e a comparticipação dos medicamentos é um negócio da sua responsabilidade entre o estado e a indústria farmacêutica, ou os portugueses incorrem crescentemente no risco de virem a não ter farmácias ... nem medicamentos em Portugal.»
Ler tudo.

Peliteiro,   às  23:41
22  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Estamos tramados 

Das duas uma, ou Hollande faz tábua rasa do que prometeu durante a campanha eleitoral ou a França estoura que nem uma castanha. Bom, vá lá, mesmo que faça tábua rasa a França, a Europa, estoura que nem uma castanha. É só uma questão de tempo...

"J'ai entendu votre volonté de changement !" - a mudança vem aí, só que tem sinal contrário ao das mentiras socialistas.

Peliteiro,   às  23:14
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Farmácias em ruptura? 

Há estudos para todos os gostos, mas este é preocupante: «A farmácia média apresenta, durante em 2012, um resultado líquido negativo de 39.891 €».
Parece exagerado, mas sem dados só resta perguntar: sendo assim, porque não fecham farmácias, porque não se vendem por menos de milhões?

Peliteiro,   às  21:13
43  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bodo aos pobres 

Os medicamentos  também estão a ser vendidos com 50% de desconto no Pingo Doce?
Os zelosos nacionalistas que boicotaram esses traidores que pagam impostos na Holanda estão lá todos, a festejar o dia do comprador...


Peliteiro,   às  14:25
17  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022      março 2024     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.