<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Insurreição 

Como é bem sabido, as autoridades nacionais competentes não designaram como zonas balneares as praias da Avenida dos Banhos da Póvoa de Varzim, desaconselhando a prática balnear. Facto.

Ora, um jornal local, o "A voz da Póvoa", faz capa afirmando em gordas: "TODOS A BANHOS"; desenvolve o tema usando o título: "É SEGURO TOMAR BANHO NAS PRAIAS DA PÓVOA"; e o Director do jornal, Artur Queiroz, no seu registo habitual, expressa a sua opinião dizendo "NOTÍCIAS CONTAMINADAS" E "ÁGUA LIMPA JOGO SUJO".

Num país a sério este apelo inqualificável à desobediência, esta perturbação da ordem pública, esta insurreição seria mais que suficiente para levar o jornalista responsável pelo feito a perder a carteira profissional e o jornal a enfrentar a barra dos Tribunais.
Em Portugal não - ainda que se possa tentar que sim.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  16:46
16  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O irresponsável 

Quando se fala da possibilidade da má qualidade da água do mar ter consequências na saúde dos banhistas (o mesmo se aplicou à perigosa Legionela nas piscinas) é comum ouvir declarações do género "ai nunca tive problemas, sou rijo", pelas gentes do povo, "nunca tive nenhuma queixa", pelos concessionários, "há organismos que se têm revelado mais papistas que o Papa, aproveitando documentos burocráticos que acabam por assustar as pessoas, causando perturbação social e problemas na economia da cidade", pelo Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

Na praia de Maria Luísa também havia avisos alertando para o perigo de derrocada das arribas. Ninguém ligava, era coisa de burocratas, regras europeias talvez. Um dia a falésia veio baixo!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:45
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jornalistas ou jornaleiros? 

A Póvoa de Varzim não tem praia. Regras europeias, baseadas em critérios de qualidade, impedem que uma das mais antigas praias do país seja classificada como praia e, portanto, aí seja desaconselhada a prática balnear.
A este facto - oculto, com alegadas retiradas, ilegais, dos respectivos avisos - foi dada a devida evidência em blogues e, pelo menos, no PÚBLICO, once again, na Tribuna Médica e na TVI.

A Póvoa de Varzim tem três jornais - o Póvoa Semanário, A Voz da Póvoa e o O Comércio da Póvoa - e duas rádios - a Rádio Onda Viva e a Rádio Mar. Que eu saiba, nem um único destes meios de comunicação social noticiaram o acontecimento ou fizeram a mínima referência a tão importante facto.

Varrer o lixo para baixo do tapete, pode ser uma interpretação para este silêncio. Não incomodar a campanha eleitoral em curso do Presidente da Câmara, pode ser outra. Seja qual for a razão, e se nenhuma outra, improvável, for indicada, uma conclusão se pode retirar: os jornalistas locais são uns cobardolazitos e o seu compromisso com os leitores / ouvintes não respeita a verdade. Doravante, sempre que lermos / ouvirmos uma notícia num meio de comunicação local deveremos questionar se ela é verdadeira ou se é inquinada por interesses incertos.
A imprensa local não merece mais o bem fundamental na relação jornalista / leitor que é a confiança.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:49
40  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Carreira Farmacêutica bloqueada 

«Dada a proximidade de eleições legislativas, os farmacêuticos, aqui representados pela Ordem dos Farmacêuticos, Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, aguardam que o Governo finalize rapidamente o processo de negociação das carreiras dos TSS e TDT, à semelhança dos restantes profissionais do Serviço Nacional de Saúde, assente em pressupostos rigorosos, válidos e bem ponderados, no interesse do Estado, dos profissionais de saúde envolvidos, mas acima de tudo, dos utentes que há 30 anos utilizam o Serviço Nacional de Saúde.»

Ler todo o Comunicado AQUI.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:40
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

É paradoxal? Não, é Portugal! 

Recolocaram, esta manhã, em todos os concessionários da praia da Póvoa de Varzim, os cartazes anunciando que é "Desaconselhada a prática balnear neste lugar". Até que a nortada os arranque de novo.
Mantêm-se as bandeiras verdes hasteadas anunciando que "Pode tomar banho e nadar com segurança". Milhares de pessoas tomam banho e nadam.

É paradoxal? Não, é Portugal? É proíbido... mas pode-se fazer!


Os interesses económicos ligados à praia estão salvaguardados. Os dos cidadãos? Pouco interessa!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:19
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Escandaloso: Isto não é uma zona balnear? 

As praias da Póvoa de Varzim, uma das mais antigas e importantes estâncias balneares de Portugal, não estará classificada como zona balnear! Alegadamente, não cumpre os requisitos mínimos de qualidade.
Os turistas, milhares, é que não sabem! Nem um cartaz desaconselhando a prática balnear - pelo contrário, nadadores salvadores a postos e bandeiras verdes hasteadas atestam que «Pode tomar banho e nadar com segurança».

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:33
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Desaconselhada a prática balnear 

nas praias da Póvoa de Varzim

Os concessionários, aparentemente todos, das praias da Avenida dos Banhos da Póvoa de Varzim - numa acção, aparentemente, concertada e sem que até agora, aparentemente, as autoridades responsáveis reagissem ou que os jornais locais o referissem - retiraram os cartazes colocados pela Capitania no início da época balnear com a inscrição "Desaconselhada a prática balnear neste lugar".

Póvoa de Varzim
Os turistas e os poveiros têm o direito de saber: Aviso - nas praias da Póvoa de Varzim, Praia Verde, Azul, da Salgueira, do Carvalhido, de Loulé, Redonda, Leixão é desaconselhada a prática balnear.

Note bem, porque a sua saúde ou segurança podem estar em causa, a prática de banhos só é recomendada nas zonas balneares e nos locais onde estiver afixado o seguinte aviso:

Póvoa de Varzim

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:15
20  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Turismo de pé-descalço? 

Nada disso! Aqui, os Ferraris são tantos que os baselinas até os rebocam!

Mais fotos AQUI

Peliteiro,   às  23:00
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Luísa, hoje temos sarrão para o jantar. 

Nada como morar na província. Aparece-me muitas vezes a meio da manhã uma pescadeira velhinha a vender peixe fresquíssimo. É um bocadinho careira, mas considero que no preço do peixe se inclui um pequeno contributo meu para a sua reforma; prefiro dar-lho a ela do que a um vadiolas qualquer que ande a arrumar carros por aí.

Bem sei que esta venda de peixe é ilegal, que não cumpre todos os preceitos sanitários e que não paga os impostos devidos, enfim, que é uma concorrência desleal às peixarias da cidade. Mas outra forma de concorrência desleal, desta vez com a complacência do Estado, legal portanto, esta sim capaz de distorcer significativamente as regras da concorrência em prejuízo dos consumidores, é o facto de os pescadores, eles próprios, ou seus familiares, seguindo práticas ancestrais, não poderem vender o pescado directamente ao cliente final. Logo na lota, deveria haver um espaço, cumprindo requisitos definidos legalmente, onde eu pudesse comprar directamente ao pescador o peixe da faina desta noite, negociado directamente pelas regras do mercado, sem interferência de comerciantes impostos.
O Estado protege o parasitismo dos intermediários e os marmanjos da polícia municipal, esbirros dos caciques locais, são diligentes e corajosos é a perseguir velhinhas indefesas.

Luísa, logo ao jantar temos sarrão fresquíssimo com batatinhas pequeninos assado no forno e aquele vinho verde. O Estado e os intermediários que comam sopa de saramagos.

Peliteiro,   às  14:31
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Até que enfim chamam quem sabe 

Ordem dos Farmacêuticos cria comissão para avaliar farmácia do Santa Maria

Se há envolvimento possível das práticas da Farmácia do Hospital de Santa Maria no caso da cegueira provocada em seis doentes então é lógico que essas - boas, de certeza - práticas sejam avaliadas. Avaliadas por quem sabe, pelos pares. É o que parece que está a ser feito - tardiamente mas bem.

Muito provavelmente a actividade da Farmácia e dos farmacêuticos não está relacionada com a terrível ocorrência. Mas podia estar. As Farmácias hospitalares desenvolvem trabalho altamente diferenciado, de muita responsabilidade e com enorme inpacto na saúde dos doentes. Mas poucos responsáveis o sabem. No maior hospital do país, um hospital de referência, não existe um sistema de gestão da qualidade certificado e há carências no quadro de profissionais farmacêuticos. O SNS, nos últimos anos, tem vindo a negligenciar a qualidade - como tenho vindo a denunciar repetidamente - e farmacêuticos é coisa que este Governo ainda não entendeu para que servem.
Muito provavelmente a Farmácia do Santa Maria não está envolvida do trágico acontecimento - mas podia estar...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:34
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Muito grave 

O ex-presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos, José Morais, demitiu-se do seu cargo alegando uma crescente “ingerência administrativa” do Infarmed naquele órgão.

Recorde-se que a demissão do Prof.º José Morais, da Faculdade de Farmácia de Lisboa, coincidiu com a "explosão" do caso dos cegos do Santa Maria, sendo afastada qualquer relação entre estes dois acontecimentos.

Saliente-se que o Farmacêutico «exerceu o cargo durante 15 anos», mas, «nos últimos anos, se tem assistido a uma progressiva deterioração da esfera de acção da comissão e de uma cada vez maior ingerência administrativa no seu funcionamento».
Nos últimos anos! Estará Sócrates mais preocupado com interesses financeiros do que com a saúde dos doentes?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  00:25
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Que sirva de exemplo 

Isaltino Morais condenado a 7 anos de prisão e a perda de mandato

Espero que sirva de exemplo para outros autarcas que bem podiam também ser condenados por corrupção. Alguns aqui por perto.

Peliteiro,   às  00:01
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sucessos da política de saúde do XVII Governo 

Um milhão e meio de utentes sem médico de família, mais de 27 % que em 2006

Nas listas de espera para cirurgia, continuam a não ser cumpridos os princípios de igualdade e de universalidade e o cumprimento dos tempos máximos de espera ainda é insuficiente


Quem diria, ouvindo Sócrates...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A ineficiência do Estado 

São pequenas notas de rodapé, pequenos pormenores, que nos dão informação sobre assuntos importantes, neste caso sobre a ineficiência do Estado que todos nós pagamos.

Se se recordam, no fim do ano passado o Hospital de Santa Maria, o maior do país, inaugurou «o maior laboratório de análises clínicas do País e um dos maiores de toda a Península Ibérica», como salientou a ministra da Saúde, Ana Jorge. Os portugueses gostam do grande, de grandezas.
O dito laboratório tem actualmente 44 médicos patologistas clínicos. 44!

No caso dos seis cegos do Santa Maria a análise fundamental para a avaliação do ocorrido teve que ser efectuado no laboratório Joaquim Chaves, um laboratório privado de Lisboa.

Parabéns ao meu colega analista clínico Carlos Cardoso, Director Técnico do laboratório.
Reprimenda forte a Adalberto Campos Fernandes e a Ana Jorge - como é isto possível, tantos milhões e tantos especialistas???

Etiquetas:


Peliteiro,   às  08:01
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 2 de agosto de 2009

Não há PSD na Póvoa? 

PSD deverá voltar a propor lei que proíba candidaturas de cidadãos acusados de crimes graves.

E na Póvoa??? Na Póvoa temos um candidato autárquico, Aires Pereira, número dois (o Presidente estava fora...), condenado por abuso de poder no chamado caso Dourado.
Esta candidatura é uma vergonha para mim, militante do PSD há mais de 20 anos - «A política sem ética é uma vergonha».

Peliteiro,   às  23:22
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Novas oportunidades 

Num restaurante minhoto:
- Tem água em garrafas de meio litro?
- Não, só tenho das pequeninas, de 50.

Peliteiro,   às  14:02
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022      março 2024     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.